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(DOWNLOAD) "Ações Políticas Educacionais Inclusivas para os Estudantes com Deficiência no Ensino Superior Presentes nos Planos de Desenvolvimento Institucional do Sudoeste Goiano" by Camila de Oliveira Resende & Vanderlei Balbino da Costa " eBook PDF Kindle ePub Free

Ações Políticas Educacionais Inclusivas para os Estudantes com Deficiência no Ensino Superior Presentes nos Planos de Desenvolvimento Institucional do Sudoeste Goiano

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eBook details

  • Title: Ações Políticas Educacionais Inclusivas para os Estudantes com Deficiência no Ensino Superior Presentes nos Planos de Desenvolvimento Institucional do Sudoeste Goiano
  • Author : Camila de Oliveira Resende & Vanderlei Balbino da Costa
  • Release Date : January 09, 2021
  • Genre: Education,Books,Professional & Technical,
  • Pages : * pages
  • Size : 3913 KB

Description

O presente estudo nasceu das nossas inquietações em investigar, no sudoeste goiano, cinco instituições de ensino superior que contemplam em seus PDIs o processo de inclusão e permanência dos estudantes com deficiência. A questão de pesquisa neste estudo foi: As ações políticas educacionais propostas pelas instituições de ensino superior do sudoeste goiano, comtemplam o ingresso e à permanência dos estudantes com deficiência, conforme a Lei Brasileira de Inclusão e a Lei de Cotas? O objetivo geral do estudo foi: discutir, à luz da legislação, as principais políticas educacionais que delinearam a inclusão das pessoas com deficiência. Nossa opção metodológica foi pela pesquisa qualitativa, aproximando do materialismo dialético, na medida em que discutimos o processo histórico, as contradições e os múltiplos fatores do movimento da educação inclusiva. Os referenciais teóricos se consubstanciaram em Costa (2012), Sassaki (2006), Rodrigues (2006), Freire (1987), Garcia (2016), Libâneo (2012) e Saviani (2010). Os resultados alcançados no decorrer do estudo nos mostraram que ainda existem barreiras que sinalizam para a necessidade de se aprofundar o debate sobre a inclusão dos estudantes com deficiência no ensino superior das instituições pesquisadas. Nossas considerações nos fazem refletir sobre a viabilidade de que os PDIs das instituições investigadas possam formular políticas públicas que possibilitem a inclusão dos estudantes com deficiência no ensino superior.


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